Quilombo das Guerreiras presente!
O Quilombo das Guerreiras foi uma ocupação sem-teto da região portuária do Rio entre 2006 e 2014, despejada Estado, em gentrificação urbana decorrente dos megaeventos na cidade, nomeadamente a copa do mundo da FIFA de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O verbete foi criado dentro da Editatona Território corpo-terra na Wikipédia lusófona.
"Pesquisadores estudaram a história da ocupação sem-teto a partir das memórias das pessoas moradoras, em sua maioria, negras. Assim, buscaram entender o movimento de ocupação dentro da perspectiva da diáspora africana, elucidando o contexto de organização política e social em prol do direito a moradia. Internamente, a trajetória desse movimento social refletiu a construção de um espaço coletivo de moradia com atividades formativas e emancipatórias de seus moradores. Externamente, essa trajetória foi afetada pela intervenção urbana estatal, cuja construção de espaços desconsiderou a memória e história negra daquela região."
"a organização coletiva da ocupação Quilombo das Guerreiras buscava constituir um 'território dissidente'. Em suma, a constituição de um território dissidente produz, por meio de práticas e discursos, questionamentos das políticas habitacionais estatais, bem como de um conjunto de relações sociais pautadas pela heteronomia (contrário de autonomia). Neste sentido, a organização interna da ocupação buscava a autonomia política e social daquela comunidade, constituindo um 'autogoverno'".